sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

CARTILHA PARA ESTIMULAR BEBÊS- MICROCEFALIA MS







Fonte: Ministério da Saúde

O governo federal divulgou nesta quarta-feira (13) uma cartilha com orientações de atendimento especial a crianças de zero a três anos com atraso no desenvolvimento psicomotor, decorrente de casos de microcefalia causados pelo vírus zika. O documento, voltado às equipes de atenção básica e de atenção especializada, traz recomendações sobre a importância da estimulação precoce nessas crianças.

A ação faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado pelo governo federal em dezembro de 2015.

É a primeira vez que o Ministério da Saúde reúne em um único documento todas as diretrizes para estimulação precoce de crianças com atraso no seu desenvolvimento. “As Diretrizes unificam o conhecimento e a conduta de atenção às crianças com microcefalia, para promover a estimulação no menor tempo possível, entre zero e três anos, que é a janela de oportunidade para a redução do nível de comprometimento causado pela malformação”, disse o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame.


A meta é garantir uma melhor observação de quais capacidades a criança já deve ter em cada fase do desenvolvimento inicial.

"O objetivo é unificar o comportamento e a conduta com crianças portadoras de microcefalia e promover a estimulação o mais rápido possível", afirmou o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame.
O ministério avalia que a estimulação da criança na janela de até três anos de idade é importante para reduzir do nível de comprometimento causado pela mal formação.
As diretrizes de estimulação precoce foram elaboradas por pesquisadores, especialistas e profissionais experientes de todo o País. O documento tem orientações sobre o desenvolvimento psicomotor da criança, a análise das condições cognitivas, visuais e auditivas, a inserção social, uso de cadeira de rodas e bengalas e apoio da família.

Ficou com vontade de conhecer a cartilha?ela está disponível gratuitamente no link abaixo!
http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/protocolo-sas-images_____________________________________________________________________
referencia
Por Diogo Caixote, da Agência Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário